Idade Maior

Exercício físico para cada idade

O exercício físico é vantajoso em qualquer idade. Nunca é tarde para começar. Conheça as principais vantagens e benefícios da atividade física.


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O exercício físico é vantajoso em qualquer idade. A sua prática quotidiana melhora a qualidade de vida, prevenindo doenças futuras, tanto crónicas, como agudas.
Perante a prática de exercício, e sobretudo para quem teve uma vida sedentária, há uma série de recomendações que se devem ter em conta.

Antes de começar a prática de exercício físico, tenha em conta:

- A idade

- Antecedentes pessoais, tanto clínicos (doenças cardiovasculares, respiratórias e outras), como desportivas.
- Estado físico atual
- Objetivos que se definem em cada caso para a prática do exercício: recreativos, terapêuticos, competitivos.

Os seniores e o exercício

Ser sénior não implica estar sentado a maior parte do tempo. A atitude das pessoas que se tornam progressivamente mais sedentários e isolados, é um erro a evitar. Os seniores devem fazer exercício físico personalizado, o que acarreta benefícios tanto físicos como psicológicos.

A prática de atividade física traz os seguintes benefícios:

- Diminui as dores de articulações
- Melhora a mobilidade e a flexibilidade
- Aumenta a massa óssea e a muscular
- Ajuda a perder peso
- Regula a atividade intestinal
- Reduz a ansiedade e o risco de depressão
- Melhora a insónia
- Favorece os reflexos e a coordenação, o que conduz a uma maior autonomia pessoal.
- Se o exercício se realizar em grupo, é natural que aumente a sua autoestima e favoreça o convívio.