Idade Maior

Saber comer depois dos 50 anos

Porque o metabolismo é outro e as necessidades alimentares também. Saber quais são os alimentos mais adequados é essencial para prevenir doenças e aumento de peso.


Continuação do artigo Coma de acordo com a sua idade

AS SUAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS AOS 50 ANOS
O advento da menopausa traz uma série de mudanças à forma do seu corpo, a como se sente sobre si mesma e mesmo aos seus relacionamentos. Alguns dos sintomas que vai experimentar, como afrontamentos, sonolência e perdas de memória, podem ir do ligeiramente irritante ao debilitante.

O ferro torna-se menos importante quando param as menstruações, por isso, pode procurar fontes de proteína que não a carne vermelha. No entanto ainda precisa de muito cálcio para proteger os ossos.

Agora é a altura de aumentar as doses de antioxidantes para prevenir as doenças crónicas comuns na velhice, como doenças cardiovasculares e cancro. Bastantes fibras e água são essenciais para um intestino saudável daqui em diante.

ALIMENTOS IDEAIS PARA SI
Pão de soja e linho: Ambos contêm altos níveis de fitoestrogénios, que alguns estudos sugerem que podem ajudar ao equilíbrio hormonal e mitigar alguns dos sintomas da menopausa.

Lentilhas: Juntamente com outras proteínas vegetais, ajudam a regular as hormonas.

Tofu: Está demonstrado ter um efeito positivo na densidade óssea.

Vegetais frescos: Ricos em fibras naturais, previnem o depósito de gordura em volta do estômago.

Melancia: Ou outros frutos ricos em água, que ajuda a manter a hidratação natural do corpo.

ERROS A EVITAR
? Comer demais. O peso aumenta 1kg cada ano depois dos 30, se comer as mesmas porções; por isso, a quantidade de comida começa a ser crítica agora.
? Mordiscar bolos e biscoitos em cada reunião ou ocasião social a que vai. Faça cada trinca contar nutricionalmente.
? Beber demasiado café ou vinho tinto. Estes podem piorar as insónias, ansiedade e depressões que possa estar a experimentar.
? Comer demasiada comida condimentada. O picante pode exacerbar os afrontamentos.

AS SUAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DEPOIS DOS 60

É um facto infeliz que, quanto mais velha for, maior a probabilidade de desenvolver uma doença crónica. Doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, artrite e várias outras são comuns neste grupo etário, por isso pode bem precisar de ajuda profissional para moldar a sua dieta. Regimes com pouco sale ricos em nutrientes são essenciais para uma saúde boa e continuada nesta altura.